segunda-feira, 17 de maio de 2010

Visita de Estudo aos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo

No âmbito do tema que está a ser desenvolvido em Área de Projecto:"Incêndios Florestais", o 5ºA realizou no dia 17 de Maio uma visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo.



Visita de Estudo ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo
No dia 17 de Maio de 2010 a turma do 5ºA visitou o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, no âmbito da Área Curricular de Área de Projecto, na qual estavam a abordar o tema: “Incêndios Florestais”.

Assim que chegámos fomos recebidos pelo Senhor Pedro que nos encaminhou à sala de comandos. Aqui tivemos oportunidade de ver o mapa do concelho, rádios de comunicação, telefone, câmaras de vigilância e também a escala de trabalho dos bombeiros.

Foi-nos explicado o significado de cada um dos toques da sirene. Quando a sirene toca uma vez significa que existe incêndio urbano, quando toca duas vezes há um incêndio florestal, se soar três vezes estamos perante um acidente e finalmente quando ouvimos a sirene cinco vezes seguidas significa que é necessário um motorista.

De seguida fomos ver as ambulâncias. Estas podem ser de emergência e de transporte. Uma das ambulâncias de emergência (pré-hospitalar), que nos foi apresentada estava muito bem apetrechada com equipamentos de socorro. Nesta podemos experimentar o oxímetro de dedo. Foi uma experiência bem gira! O Nelson foi o menino da turma que tinha uma pulsação mais elevada…

Continuando a nossa visita, dirigimo-nos à garagem onde estavam os camiões e carros de combate a incêndios, assim como alguns atrelados.

Vimos também um carro de desencarceramento, onde nos mostraram uma tesoura, um macaco e uma almofada elevatória.

Para finalizar, alguns meninos da turma, vestiram um casaco e capacete dos bombeiros e imaginaram-se a apagar um incêndio, pois pegaram na mangueira e manipularam a agulheta. Tiveram a oportunidade de verificar que para cada situação específica existe um jacto próprio (cortina, cone de ataque e jacto).

Depois de concluído o objectivo da nossa visita regressámos à escola, pois já era hora de almoço.

Nesta visita aprendemos de forma divertida e constatámos o trabalho e esforço dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo!

Os Alunos do 5ºA e os Professores de Área de Projecto.


Sem comentários:

Enviar um comentário